7 dicas para ser mais criativo e produtivo

office

Se você já é inscrito lá no meu canal do Youtube, você já viu o vídeo que me inspirou a escrever esse post. Se você caiu aqui de paraquedas e não faz a mínima ideia de quem sou eu, aproveita e se inscreve no canal e dá uma olhada nos posts aqui do blog, porque eles são cheios de dicas legais pra quem quer ser freelancer, viajar o mundo e/ou aprender coisas novas.

Eu confesso que não sou a rainha de criatividade ou produtividade, mas já trabalhei remotamente por muito tempo nessa vida pra saber o que funciona pra mim e que pode funcionar pra mais pessoas. Mas bora lá que ninguém quer perder tempo, né?

1) Consuma o tipo de conteúdo que você produz ou quer produzir

Se você quer começar a produzir conteúdo, comece buscando referências. Quais carrosseis do Instagram você mais curte ler? Quem é aquele ou aquela influencer que faz os melhores publis? Quais são os textos que te inspiram? Quem tem as fotos mais lindas? Comece a salvar tudo em pastinhas (nos posts salvos do Instagram mesmo você consegue separar) para se inspirar no futuro. Entenda quais serão as cores dominantes do seu projeto, como você quer editar suas fotos e vídeos, qual vai ser o tom dos seus textos. Não vale copiar ninguém, mas inspiração é tudo. Vai dizer que nunca viu um vídeo sobre conquistas e saiu motivado? Se você fala inglês, uma das minhas youtubers favoritas que fala constantemente sobre criação de conteúdo é a Vanessa Lau. O canal dela é recheado de dicas incríveis.

2) Desenhe livremente e/ou escreva sem parar e corrigir

Quando me bate um bloqueio, pego um bloquinho e começo a rabiscar. Desenhar formas geométricas, desenhos bobinhos, escrever palavras que vêm à minha mente, faço lettering e, de repente, começam a surgir ideias de como criar o design daquele novo post ou surge uma palavra chave praquele texto que preciso escrever. E aí eu escrevo direito, sem parar pra corrigir, sem reler, sem pensar muito no próximo parágrafo, em SEO, nada. Quando sinto que terminei, reviso por completo e edito o que precisa ser editado, às vezes no mesmo dia, às vezes no dia seguinte.

3) Descubra qual ambiente te agrada

Tem gente que gosta de escrever de cafés, tem gente que gosta de escutar músicas aleatórias, tem gente que não se importa com nada disso. Por muito tempo, eu gostei de escrever ouvindo músicas que tivessem a ver com o texto que eu estava produzindo, hoje em dia já não consigo mais. Coloco uma playlist instrumental, deixo tocando e meu trabalho flui muito melhor. Mas quando estou desenhando, prefiro uma playlist mais animada, com canções pops das divas que amamosss, algo que me faça dançar e cantar. Pra mim, sinto que isso faz toda a diferença na minha criatividade e produtividade.

4) Não se force

Sei que parece muito contraditório dizer pra tirar um break se você não se sente criativo ou produtivo, mas muitas vezes buscar resultados incansavelmente cansa. A criatividade, principalmente, deve ser exercitada constantemente, mas tudo bem se você estiver num dia ruim e nada estiver ajudando. Dê uma volta no quarteirão ou levante e tome um suco, olhe pela janela, deixe seu cérebro pensar em outras coisas, termine uma outra tarefa e só depois volte ao que estava fazendo. Esse post mesmo, eu comecei pela manhã, já passou da hora do jantar e eu ainda não terminei, porque não me senti inspirada o suficiente até agora.

5) Organize detalhadamente seu dia

Muito mais do que fazer uma lista de tarefas, organizar seu dia com horários, descrição do que deve ser feito, tempo a cumprir cada item etc, faz uma super diferença. Eu uso o Trello pra tudo e divido cada dia da semana por horários e quanto tempo vai durar cada tarefa. Também uso o site como calendário editorial e pra fazer um roteiro para os vídeos do meu canal no Youtube, escrevo as palavras chave na ordem em que devo comentar sobre elas, se tem alguma estatística ou pesquisa importante a ser mencionada coloco ali pra me lembrar também. Me organizo 100% por lá e tenho o Trello aberto 24h por dia.

6) Use extensões como RescueTime e PosturePanda

Sou a louca das extensões do Chrome, mas essas duas são minhas paixões. O RescueTime monitora sua atividade no browser durante a semana e te manda um relatório no final dela dizendo em quais sites você mais passou tempo, além do próprio site já ter uma noção de quais sites são mais ou menos produtivos e semana pós semana fazer comparações pra que você saiba se sua produtividade aumentou ou não. Já o PosturePanda te lembra de se levantar de vez em quando, tirar alguns minutinhos de break e arrumar a postura, com vários exemplos de exercícios rápidos e fáceis pra fazer nesses intervalinhos.

7) Exercite e cuide da sua mente

E isso quer dizer várias coisas: criatividade deve ser exercitada constantemente. Produtividade é, parcialmente, força de vontade – se você está num ambiente saudável e tem recursos para exercer o trabalho, claro. Consumir conteúdos diversos, em mídias diversas, ver série, pesquisar sobre arte, seguir perfis inspiradores, é muito importante. Descansar e cuidar da saúde mental também muda a nossa vida. Aprender algo novo é bom em todos os sentidos, muito além do lado profissional. Já ouviram a frase “mente vazia, oficina do diabo”, né? Nos mantermos ativos é tudo e isso não quer dizer só trabalho, meditar, caminhar no parque, ler um bom livro, o importante é lutar contra a sensação de vazio.

E aí, qual item você mais se identificou e o que adicionaria à lista? Me conta nos comentários.

Lá no canal, tenho um vídeo com 5 dicas exclusivamente para quem trabalha com produção de conteúdo, portanto, assista ao vídeo abaixo se você quer descobrir mais formas de ser mais criativo e mais produtivo.

dicas pinterest

Siga e curta:

Deixe uma resposta