Como ganhar dinheiro trabalhando de casa

Quero ser muito clichê e usar aquele gif “já faz 84 anos” nesse post, mas não vou. Mas quero deixar bem claro que, depois de quase 3 anos, gravei um vídeo pro meu canal no Youtube. 👏👏👏 E enquanto eu ouço uma playlist de lo fi hip hop, o que aparentemente está bem em alta e eu descobri que amo, escrevo esse post para complementar a não-tão-obra de arte que é meu vídeo novo, que podia estar bem mais recheado de informações valiosas, mas mesmo com uma colinha eu acabo não lembrando de tudo que tenho que falar.

Nomadismo digital, trabalho remoto, ser freelancer, sempre foram termos que me atrairam muito. Gosto da ideia de não precisar pegar condução pra trabalhar e de poder mudar de cidade ou até país a qualquer momento, sem me preocupar tanto com o trabalho.

Se você não sabe muito sobre mim, antes de sair do Brasil, eu trabalhei por muito tempo como web designer freelancer. Muitas vezes, mesmo com recursos limitados e várias crises de ansiedade, eu tirava bem mais trabalhando por conta própria do que trabalhando em agências. Em 2014, fui trabalhar em navios como vendedora e esses foram os últimos 5 anos da minha vida. Entre um contrato e outro, às vezes eu até fazia um freela aqui e ali, mas não foi até essa quarentena que estamos vivendo no mundo todo que resolvi voltar a focar em projetos próprios, voltar a estudar e pegar alguns freelas mais sérios.

Existem alguns sites que me ajudaram muito nessa jornada e que só requerem que você tenha uma habilidade com boa demanda no mercado e um computador. Não precisa se preocupar – por enquanto – com CNPJ, nota fiscal, cursos e mais cursos.

Sites para ganhar dinheiro trabalhando de casa

Os 3 sites que eu uso atualmente para ganhar dinheiro trabalhando de casa são:

O Workana é meu queridinho, pois acho que existe um equilíbrio muito bom lá na questão demanda x competição. Sem contar que parece que atualmente as empresas e profissionais que contratam por lá são os que têm uma noção maior e melhor do mercado da sua área e estão dispostos a pagar decentemente. Atualmente, faço parte do plano gratuito, mas existem 3 opções pagas que te dão algumas regalias, como enviar mais propostas semanalmente.

O 99Freelas é bem parecido com o Workana, mas no plano gratuito você só pode enviar uma proposta depois do projeto já estar no ar há pelo menos 24h. Existem 2 opções pagas que eu não testei, mas diminuem a taxa de comissão do site e aumentam a quantidade de projetos que você pode incluir no seu portfólio.

O UpWork recebe projetos o dia todo, a maioria em inglês, portanto, se inscreva se você dominar a língua. A vantagem é ganhar em dólar, principalmente com o dólar tão alto atualmente. A competição é grande, então capriche na sua carta de apresentação.

Esses sites não requerem que você seja uma pessoa jurídica e você não necessariamente precisa entender de tecnologia. Existem muitos trabalhos voltados para a área de redação e tradução, por exemplo.

Dicas para conseguir trabalhos

Primeiramente, entenda no que você é muito bom e o que as pessoas buscam. Você pode editar fotos, editar vídeos, traduzir livros, escrever artigos, fazer pesquisas, criar artes para redes sociais, entender muito de monitoramento, enfim, a lista é longuíssima. Uma vez que você decidir com o que quer trabalhar, é hora de filtrar cada projeto.

Quando decidir enviar sua proposta para um projeto, faça uma carta de apresentação que te ajude a se destacar. Fale sobre seus conhecimentos, se já trabalhou na área, por que busca um projeto freelancer e como suas habilidades vão trazer os resultados desejados. Se já tiver projetos para mostrar, envie em anexo também.

Calcule o valor da sua hora ou do projeto inteiro e especifique o motivo do seu valor na proposta. Informe também seu prazo de entrega.

O mais importante é negociar com o seu cliente de uma forma que funcione para os dois e não deixe nenhum dos dois com prejuízos.

Normalmente, esses sites vão te pagar numa data específica de cada mês por PayPal ou diretamente na sua conta bancária.

Para saber mais sobre trabalhar de casa, assista ao vídeo abaixo. Deixe seus comentários nesse post para eu saber o que você achou e como posso melhorar o conteúdo do blog e do canal. 😘

como ter uma renda extra em casa

Siga e curta:

Deixe uma resposta