< Voltar ferramentas para trabalhar remotamente

10 ferramentas incríveis para quem trabalha remotamente

Trabalhar remotamente nem sempre é lindo – existem muitos momentos de frustrações, bagunça e zero produtividade. Criar uma rotina não é fácil, mantê-la é ainda mais difícil.

Com o tempo, eu aprendi o que funciona ou não pra mim e fui incorporando novas ferramentas e hábitos na minha rotina. Com certeza, não é tudo que dá certo por aqui que vai dar certo aí do outro lado, mas tenho certeza que pelo menos uma dessas ferramentas vai passar a fazer parte do seu dia a dia.

Essas são as 10 ferramentas que eu recomendo para quem trabalha remotamente:

  1. Marinara Pomodoro – alguns de vocês já devem conhecer a técnica pomodoro, que consiste em dividir o dia de trabalho em pequenas sessões de 25 minutos (eu faço 45) e entre elas um break de cerca de 5 minutos. Vocês não têm noção de como isso mudou minha vida!
    Instalei essa extensão pra Chrome e com ela defini que a cada 45 minutos, eu ia tirar 5 de break e que a cada 5 períodos de 45 minutos, ia tirar um break de 25. Eu adoro a sensação de “competir” com o relógio ali no canto da tela e não me sinto atordoada de trabalho em nenhum momento.
  2. Rescue Time – o Rescue também é uma extensão para Chrome ou pode ser baixado e instalado no computador. Ele monitora quanto tempo você passa no computador e quanto tempo passa em cada site. Cada site está inserido numa categoria de produtividade e você consegue enxergar onde está desperdiçando seu tempo.
    Você também pode definir quais dias são seus dias úteis e em qual horário você trabalha, pra que ele dê estatísticas mais certas.
    Eu adoro e confesso que hoje poderia ter sido mais produtiva! 🙂
  3. Posture Panda – Outra extensão (juro que não vou falar só de extensões pra Chrome aqui hoje) 🙂 onde você também define alguns breaks durante o dia e pequenos lembretes pra se alongar. Ele também tem várias dicas de alongamento e exercícios pra postura e é a razão número um pra eu manter essa extensão sempre ativa.
  4. Grammarly – 80% do tempo, eu me comunico em inglês, por isso essa ferramenta é mega importante no meu dia a dia. Essa extensão corrige seu texto em tempo real, dá dicas de expressões melhores (nem sempre pertinentes) e ainda avalia seu texto por inteiro – se você soa profissional, confuso, direto etc.
  5. Google Docs/Sheets – Ok, esses todo mundo conhece, mas eu substitui completamente o Excel e o Word por esses dois! Assim, tenho certeza que não vou perder esses documentos, posso acessar de qualquer lugar sem esforço e também compartilhar a qualquer momento com quem eu quiser. Não existe nada mais prático.
  6. Whereby – A gente pode chamar esse aqui de Google Meet bonitinho, vai? Mas a verdade é que ele não gera um link específico pra cada meeting – você terá seu link, uma salinha de chat onde você pode compartilhar sua tela, gravar a apresentação, colaborar em tempo real num documento (essa funcionalidade é tudo!) e até assistir vídeo no Youtube juntinhooo! Eu amo e recomendo muito. Ah, e pra alguém se juntar a você na sua sala, não precisa ter conta no Whereby.
  7. Awesome Screenshot – Extensão pra capturar a aba aberta ou parte dela. Super simples, rápida e prática. Em seguida, ao capturar uma tela, já abre um editor de imagem pra você borrar informações sensíveis e adicionar comentários. Com essa extensão, você também pode gravar vídeos da sua tela, mas pra isso eu prefiro a ferramenta a seguir.
  8. Loom – Existe uma extensão pra Chrome, mas eu instalei como software no computador, pois notei alguns bugs na extensão. Com o Loom, você pode gravar sua tela e um vídeo seu no cantinho ao mesmo tempo – ou só sua tela. Com microfone ligado ou desligado. Ótimo pra tutoriais, cursos ou mostrar algo pro seu time.
  9. Medium – Eu nunca entendi o motivo do Medium não ter se mantido forte no Brasil, mas é uma plataforma TÃO incrível pra buscar conhecimento ou inspiração. Basicamente, qualquer um pode escrever lá e a interface é muito simples e direta. Eu adoro pesquisar conteúdos da minha área de design, mas as categorias são infinitas e com certeza você vai encontrar posts bem legais.
  10. Feem – O Feem salva minha vida quase diariamente. Você baixa o software no seu PC e o app no seu telefone e pela rede na qual você está conectado, ele reconhece os dispositivos e você consegue transferir arquivos de um pra outro MUITO MUITO MUITO rapidamente.

Quer mais dicas? Dá uma olhada nesse post.

Quais ferramentas você usa pra trabalhar? Comenta aqui embaixo ou no meu Instagram.

Siga e curta:

2 thoughts on “10 ferramentas incríveis para quem trabalha remotamente”

  1. Adobe Photoshop Sketch, que conta com ferramentas incriveis para criar desenhos e pinturas que podem ser enviados para o Adobe Photoshop CC ou o Adobe Illustrator CC .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *